Lazer e Mídia no Cotidiano das Culturas Juvenis
Por: Cássia Hack, Giovani De Lorenzi PiresLicere - v.10 - n.1 - 2007
Resumo
O texto relata pesquisa sobre representações sociais a
respeito de lazer e mídia no âmbito das culturas juvenis, tendo a
sociologia da vida cotidiana como principal orientação
teórico-metodológica. A abordagem do campo deu-se por meio de
questionário, entrevistas coletivas, grupos focais e observação
participante, com estudantes do ensino médio em uma escola pública de
Cáceres/MT. Os registros do campo foram interpretados por análise de
conteúdo e revelam: i) entrecruzamento das teorias geracionais e
classistas (aspectos como classe, gênero, raça/etnia, etc.) nas culturas
juvenis, ii) lazer é entendido como complexo e ambíguo, referido como
uma característica do ser-jovem; iii) mídia ocupa lugar relevante, como
possibilidade de fruição do tempo livre dos jovens. Por fim, destacam-se
possibilidades de intervenção da Educação Física, tanto no âmbito das
políticas públicas para a juventude e o
lazer, quanto no campo pedagógico escolar, evenciando a importância da
educação para a mídia e da educação para o lazer.
PALAVRAS-CHAVE: lazer. Mídia. Juventude. Cotidiano. Educação Física.
Escola.
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