terça-feira, 25 de setembro de 2012

LAZER COM E SEM CONSUMO

 

O lazer é uma forma de consumo que difere da dissipação. O lazer varia segundo as condições económicas dos povos e as épocas históricas. Consiste numa expansão de necessidades não primordiais, paralela à riqueza, que estabelece uma harmonia na sua satisfação e uma graduação com limites determinados. O desejo natural de desfrutar o lazer é um poderoso estímulo da actividade económica. Empregar os tempos livres em satisfazer novas necessidades ou em aperfeiçoar as já alcançadas não é mais do que seguir a via natural de melhorar o bem-estar. 






LAZER:
Na forma mais comum de entender o Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (Dumazedier, 1976, apud Oleias).
A palavra lazer deriva do latim licere, ou seja, "ser lícito", "ser permitido".
Poderíamos definir lazer, como uma forma de você utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que você goste de fazer, o que não significa que seja sempre uma mesma atividade. Esta atividade pode ser uma entre tantas outras.
No campo da educação pode-se identificar as atividades de lazer como ações integradoras dos «Quatro pilares da educação», propostos por Delors:
  • Aprender a conhecer e a pensar
  • Aprender a fazer
  • Aprender a viver juntos
  • aprender a viver com os outros
  • Aprender a ser
RESUMO: Por ser o lazer, momento de vivências onde há possibilidade de liberação das tensões cotidianas e ao mesmo tempo, espaço criativo e questionador, surge a possibilidade de identificar a presença da droga neste espaço/tempo, como instrumento viabilizador destas atitudes. A presença das drogas nas mais diversas sociedades, comumente abordada através da perspectiva fisiológica e psicológica, não parece considerar o importante aspecto deste fenômeno, enquanto manifestação social e cultural. Através do olhar biopsicossocial, faz-se possível reavaliar tanto usuários  quanto o próprio uso da droga e tentar encontrar, mais do que respostas, um panorama  desta presença em nossa cultura.
PALAVRAS CHAVE: Atividades de Lazer. Comportamento de Procura de Droga.
Sociedades.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário