domingo, 23 de setembro de 2012

LUTAS X BRIGAS

Luta x Briga

Os verbos “lutar” e “brigar” possuem o mesmo significado, aplicados indistintamente, como sinônimos de combater, disputar, contender…
tendo por objetivo expressar a oposição entre dois indivíduos ou a busca de um objetivo por parte de um ser.  
 O verbo “brigar” normalmente é usado para expressar a disputa física ou psicológica as quais ocorrem sem regras, imperando o desrespeito à pessoa oponente .
Quem dessa forma age, procura algo sem se importar com as conseqüências de seus atos e não dá valor aos possíveis efeitos de um briga sem o respeito.
Já o verbo “lutar” apresenta uma característica distinta, pois no caso da luta  está implícito o sentimento de regra, onde a disputa baseia-se no respeito entre as pessoas, bem como com o objetivo desejado.
E isso é facilmente notado, pois o verbo “lutar” é constantemente empregado na busca por objetivos, já o verbo “brigar” acaba por ser empregado no sentido de guerrear,
disputar (física ou psicologicamente) sem regras, podendo causar, ferimentos  físicos ou sentimentais.
 Embora esses verbos possuam o mesmo significado, o emprego deles demonstra  distinção.
 Porém o mais importante desta distinção não é circunscrever ao fato destes verbos apresentarem estas características,
mas sim à forma de como estamos agindo em nossas vidas, se somos brigadores, não respeitando os indivíduos ao nosso redor, a natureza, a até  nós mesmos,
ou se somos lutadores capazes de reconhecer as limitações e virtudes de nossos semelhantes,  respeitar e compreender toda a a natureza e por fim a nós mesmos.
Agindo como briguento, mais que ofender ao mundo externo, nossos semelhantes, estamos ofendendo a nós mesmos, 
mas sendo lutadores, estaremos buscando alcançar objetivos pautados em princípios absolutos e sólidos.


Reflexão


10 comentários: