domingo, 24 de fevereiro de 2013

DO SEUS AVÓS BRINCAVAM E DO QUE AS CRIANÇAS BRINCAM ATUALMENTE

BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE:



Vocês já notaram que as brincadeiras de antigamente sumiram? Aliás, é difícil ver uma criança brincando na rua, interagindo com outras crianças, aprendendo a se socializar.
Hoje, vemos crianças, mini adultos, que brincam sim, mas com seus computadores, celulares e tablets. Socialização? Claro que sim! Para que servem as redes sociais?! Além disso, os jogos de computador são todos on line! Quer mais “social” que isso?
Na “minha época” não era assim. As brincadeiras aconteciam na rua, na praça, no quintal... aconteciam ao ar livre. As meninas brincavam de pula corda, passa anel, amarelinha, enquanto os meninos, brincavam de empinar pipa, bolinha de gude, pião! Claro, todo mundo podia brincar de tudo. Afinal, na brincadeira não tem distinção. Existia também as brincadeiras em grupo, como cabo de guerra, esconde esconde, queimada... infinitas possibilidades e muita imaginação.
Imaginação? As crianças de hoje não aproveitam esse “dom” infantil. No vídeo game esta tudo pronto, não tem imaginação. É aquilo e ponto.
"Antigamente, os pequenos se divertiam em espaços públicos e em convivência com várias crianças. Mas com a modificação da sociedade esses espaços desapareceram e elas passaram a ficar mais com os brinquedos do que com os amiguinhos", explica a professora Maria Ângela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar e da Educação Infantil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
A brincadeira de rua, além de estimular a socialização, ajuda a desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio, o respeito às regras e o lado intelectual. Segue algumas brincadeiras que eram muito famosas e queridas, na “minha época”.

 Amarelinha

O que é: brincadeira em que as crianças devem pular casinhas desenhadas no chão.
Acessórios: uma pedrinha ou saquinho de areia.
Como brincar: desenhe a amarelinha no chão, indo do número 1 ao 10. As crianças devem decidir quem vai começar. O escolhido joga a pedra - ou o saquinho de areia - no número 1. A seguir pula casa por casa com um pé só até chegar ao número 10. Na volta repete o trajeto, só que pegando a pedrinha. O mesmo deve ser repetido até chegar a última casa. Perde a vez quem pisar na casa em que está a pedra, pisar na risca, não pegar a pedra ou errar a casinha na hora de jogar a pedrinha.
Benefícios: desenvolvimento do raciocínio, coordenação motora, atenção, equilíbrio, noção de espaço e tempo, conhecimento dos números e habilidade para lidar com regras e limites.

* Cabo de Guerra
O que é: disputa em que crianças puxam uma corda.
Acessórios: uma corda e um lenço ou pedaço de tecido.
Como brincar: amarre o lenço no meio da corda e divida as crianças em dois grupos. Cada um deve ficar em um dos lados da corda e puxar com muita força. Ganha quem conseguir deslocar mais o lenço de lugar.
Benefícios: desenvolvimento do espírito de equipe, força muscular, concentração e habilidade para lidar com disputa.

* Cabra-cega
O que é: jogo em que uma criança com os olhos vendados deve achar as outras.
Acessórios: uma venda para olhos, ou uma tira de tecido de cor escura, ou um lenço.
Como brincar: depois de determinado o espaço onde será feita a brincadeira, as crianças devem sortear quem será a cabra-cega. Em seguida, use o tecido para vendar os olhos dela. Rodem a cabra e saiam correndo. A cabra deve agarrar alguém e adivinhar quem é a criança. Se acertar, a criança escolhida será a próxima cabra-cega. Se errar, o jogo continua.
Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, atenção e sentido de localização, percepção e discriminação tátil e auditiva.

* Cinco Marias
O que é: brincadeira em que as crianças usam saquinhos de arroz para fazer malabarismo.
Acessórios: no mínimo três saquinhos de pano com arroz ou pedrinhas dentro.
Como brincar: a criança joga os saquinhos para o alto. Eles devem ficar onde caírem. O jogador pega um saquinho e atira para o alto. Antes que caia, ele deve pegar outro saquinho, e jogá-lo para o alto. Com os dois na mão, agora é hora de jogá-los e pegar o terceiro saquinho que deve ir para o ar antes de os outros caírem. Quem acertar tudo ganha um ponto. Quem errar passa a vez para o amigo.
Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, atenção, concentração, agilidade, mira e distância.

* Barra-manteiga
O que é: brincadeira em que as crianças devem correr atrás do adversário para aumentar sua equipe.
Acessórios: não há.
Como brincar: as crianças devem ser divididas em dois grupos e alinhadas frente a frente numa distância de, no mínimo, cinco metros. O grupo que começar o jogo escolhe um membro para se dirigir até a outra equipe. As crianças devem ficar com as mãos estendidas e as palmas para cima. O adversário, então, canta: "Barra-manteiga na fuça da nega. Minha mãe bateu nessa daqui". E bate fortemente na mão de uma delas. Nesse momento, corre em direção à sua fileira enquanto o que levou a palmada tenta alcançá-la. Se chegar ao seu grupo sem ser tocada, a criança está salva. Se for pega, deve passar para o outro grupo. A brincadeira é reiniciada com a criança que levou a palmada. Ganha o grupo que ficar com o maior número de crianças.
Benefícios: desenvolvimento da força, equilíbrio, agilidade, concentração, coordenação motora, força muscular, espírito de equipe e habilidade para lidar com regras e disputa.

* Pula-sela
O que é: também conhecida como pula-mula, nessa brincadeira as crianças devem saltar sobre um colega fazendo poses diferentes.
Acessórios: não há.
Como brincar: escolham quem será a mãe da mula. Ela, por sua vez, deve escolher quem será a mula. O escolhido deve abaixar as costas, apoiando com força as mãos nos joelhos. Se as crianças forem muito pequenas, a mula pode ficar ajoelhada de quatro no chão. A mãe salta sobre a mula, apoiando as mãos nas costas do amigo. Essa pessoa pode determinar como será o salto e os outros imitam o que ela faz. Se gritar bife, significa que as mãos devem ficar abertas. Batatinha é para todos pularem com a mão fechada. Garra de gavião, a ponta dos dedos finca sobre a sela. Vale também inventar novas posições. Quem errar é a próxima mula. E quem era a mula será a mãe.
Benefícios: desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, força muscular, agilidade e habilidade para lidar com regras.

* Corre-cutia
O que é: também conhecida como lenço-atrás, nessa brincadeira as crianças devem tentar pegar o amigo correndo em volta de uma roda.
Acessório: um lenço.
Como brincar: escolha quem ficará com o lenço. As demais crianças devem ficar sentadas no chão em forma de roda e com os olhos fechados. Quem estiver com o lenço anda em volta da roda (pelas costas dos pequenos) enquanto todos cantam: "Corre cutia, na casa da tia, corre cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão, moço bonito, do meu coração. Posso jogar? Pode!! Ninguém vai olhar? Não!". Nesse momento, o lencinho é colocado atrás de uma pessoa da roda. Essa criança tem que pegá-lo e correr atrás de quem o colocou lá antes que o adversário sente no seu lugar. Se agarrá-lo, a criança vai para o meio da roda.
Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, direção, atenção, concentração, esquema corporal, agilidade e força muscular.

* Elefante colorido
O que é: brincadeira em que as crianças devem identificar cores em um ambiente.
Acessórios: não há.
Como brincar: crianças devem escolher quem será o mestre da brincadeira. Ele, então, grita: "Elefante colorido". E as outras perguntam: "De que cor?". O mestre escolhe uma cor e todas as crianças deverão tocar algum objeto na tonalidade pedida. Se não achar, tem que pagar uma prenda. Pode ser dançar, cantar, contar uma piada, correr, assim por diante.
Benefícios: desenvolvimento da concentração, atenção, coordenação motora, conhecimento das cores, discriminação visual e auditiva.
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“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mas triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” Carlos Drummond de Andrade

“É muito importante fazer esse resgate porque as crianças estão seduzidas pela tecnologia de fácil acesso, então essas brincadeiras movimentam o corpo, propiciam a expressão corporal da criança e o desenvolvimento psicomotor" Patrícia Ribeiro, professora.


Como brincavam as crianças antigamente e como brincam hoje, considerando influências sociais e culturais?

junho 7, 2009 por auryvania
De acordo com o espaço geográfico, físico e a época. Posso afirmar que as crianças se divertiam muito ao ar livre em contato com a natureza, confeccionando os próprios brinquedos. Mas por conta das influencias sociais e culturais algumas brincadeiras foram substituídas.
Com o passar dos anos as brincadeiras se centralizam em brinquedos industrializados e eletrônicos.
Atualmente ao se pensar que uma criança vai brincar na rua logo podemos pensar: no espaço físico disponível, com quem vão brincar, quando e como brincar?
Mas o brincar na rua envolve outros questionamentos. Entre eles a preocupação com a segurança, imediatamente um dos principais prazeres da infância pode ser negado.
Mas e a escola? Pode ser um espaço que ofereça oportunidades para brincadeiras? A resposta é sim. Não só na Educação Infantil como nos anos inicias do Ensino fundamental.
É imprescindível que os educadores entendam porque as crianças brincam?Como brincam? Qual a contribuição do brinquedo nas áreas de desenvolvimento da linguagem, da sociabilidade, motor, afetivo, cognitivo, para saber como melhor explorar os brinquedos numa ação pedagógica.
No fantástico mundo dos brinquedos a criança brinca sozinha e individual, mas ao brincar em grupo desenvolve-se aprendizagem em diferentes aspectos, como a construção das relações sociais, cognitivas e afetivas.
Quero ressaltar que brincar na rua pode ser bem diversificado do brincar na escola. Entretanto conteúdos pedagógicos podem ser articulados as brincadeiras, porque aprender brincando é mais prazeroso. Pode ser que as crianças desenvolvam paixão em aprender. Porque quando fazemos algo por paixão o resultado pode ser mais eficaz e significativo.

7 comentários:

  1. oi, também sou professora de educação física, em Campo Grande, gostei muito do seu blog colega! muito bom mesmo! parabéns :)

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  2. só VF AKIIIII KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

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  3. Não acredito que teve gente q falou mal desse texto. Ele ficou otimo. Eu entendi tudo.essas criticas são pura inveja de ñ conseguir fazer melhor 👄

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